Avançar para o conteúdo principal

Dia de Reflexão

O Just a Woman faz hoje cinco anos. Durante este tempo algumas coisas se têm alterado na blogsfera e na minha vida. A blogsfera está mais distante e algumas pessoas, que por aqui conheci, deixaram-me saudades depois de partirem. Umas anunciaram o seu desaparecimento, outras desapareceram sem uma palavra e fecharam os respectivos blogs (nem assim deixei de pensar nelas), outras, anda, mantêm os blogs abertos e a nossa esperança de um dia voltar a ler um post delas, por mais curto que seja. Há blogs que seguia que já não existem, há que apagá-los. Esse trabalho está pendente há meses.
Têm surgido novas formas de publicitar blogs a que eu não adiro, a publicidade tem efeito contrário em mim, afasta-me. Gosto de novos seguidores e comentadores mas não me agrada ser visitada para depósito de publicidade. Se visitam um blog comentem, se não têm tempo para ler e comentar, não o façam mas nunca deixem o link do vosso blog pedindo seguidores ou fazendo chantajem, que seguirão se forem seguidos. Eu procuro opiniões e nunca faço nada por obrigação. Não percam tempo.
A crise afectou a vida de todos nós, fomos tentando contorná-la e eu não fui excepção. O meu objectivo sempre foi ser auto-suficiente e afastar-me da sociedade de consumo, esta era a oportunidade. Passei a produzir quase tudo o que necessitava para viver, tenho uma vida mais saudável, sem dúvida mas, os tempos livres não existem. Não tenho, ainda, uma base sólida que me livre de todas as obrigações de uma sociedade de consumo, o que me mantem prisioneira à rotina, ao relógio, ao dever, sabendo que os benefícios serão cada vez menos e as correntes cada vez mais pesadas. Obrigação e produção são incompatíveis e criar sempre foi uma paixão. As obras planeadas vão-se aglomerando em listas de espera e a incerteza de não ter tempo para as concretizar vai-me amargurando. Um minuto roubado na minha vida é uma perca enorme, imaginem o que será uma hora por dia. Hora que não venderia por milhares de euros. Há coisas que não têm preço e o tempo é uma delas, o meu tempo. Tempo que me permitiu tirar conclusões e descobrir que quero viver livre mas, hoje, as taxas amarram-me e obrigam-me a comportamentos que deixaram de me satisfazer.
Depois deste desabafo vou deixar-vos um vídeo (UHF-Vernáculo) que resume o que sinto. Não há tempo para escrever e os vídeos facilitam-me o trabalho e provam que afinal há mais a pensar da mesma maneira.
Obrigada por mais um ano de companhia e pela amizade com que me têm brindado. Eu farei tudo para poder seguir-vos mais de perto.
Brown Eyes

Comentários

chica disse…
Minha internet, como estou na praia, não abre o vídeo, mas deixo um beijo praiano pelos 5 anos desse blog que gosto muito!

beijos,chica
João Roque disse…
Para já, os meus parabéns pelo quinto aniversário do teu blog, que é um marco da blogosfera, para quem, como eu, o segue atentamente.
Sei e concordo contigo acerca de todos os problemas que têm afectado a blogo e lamento que assim seja, mas não desisto, embora longe vão os tempos de uma animada caixa de comentários...
Márcia disse…
Oi Mary!
Parabéns pelos cinco anos de blog.
Que venham muito mais!
Concordo com tudo que você escreveu amiga.
beijinhos no coração.
Fê blue bird disse…

Estou cansado
Cansado da rotina
Desta mentira que é a vida
Servida respeitosamente
Com ferrete
Obediente
Obediente.


Amiga, em primeiro lugar parabéns pelo 5º aniversário de um blogue que eu tanto admiro.
Sabes que respeito as tuas opiniões, sempre fundamentadas e esclarecedoras, esta é mais uma delas.
Compreendo o que sentes em relação à blogosfera, mas as amizades que aqui fizemos compensa os lados menos positivos.
O importante é manter-mo-nos fiéis à nossa linha de conduta, e afinal, como prova os anos que por aqui andamos, vale a pena estar aqui.

Um beijinho e um abraço apertado


Breathtaking disse…
Congratulations my friend on your fifth anniversary of your blog.

I believe that the most precious thing you can give to a friend is your time, and I truely appreciate your visits to my blog,and because I realize what a busy life-style you have, it makes it even more special.
Beijinhos.
A Loira disse…
Deixa-me dizer-te que te admiro bastante, és uma grande mulher. Parabéns ao blog, que se sigam muitos mais e se um dia nos acabar a paciência e o tempo para isto, a mim ou a ti, que deixemos uma mensagem às pessoas que nos acompanharam durante tempo e que merecem o nosso respeito.
Guinevere disse…
Um beijo muito grande e obrigada pela companhia que me vais fazendo :)
Mar Arável disse…
Sempre à sua espera
na minha escarpa
Compreendo a sua opção e fez
muito bem. Se eu tivesse um pouco
de terra também tentaria produzir
e eu até gosto dessas tarefas.
Parabéns pelo aniversário do seu
blogue e por termos trocado
impressões de quando em vez.
É uma pessoa que eu respeito e que
gosto de ler as suas opiniões.
Às vezes também penso que se eu
morrer ninguém ficará a saber porque não insiro nos blogues,na
medida em que meu marido nem usa
Internet ou telemóvel.Se tiver um
aviso ainda deixarei uma despedida.
De qualquer modo pode ser que para
o ano possa estar aqui a festejar
o 6º. aniversário do seu blogue.
Bj.
Irene Açves
Brown Eyes disse…
Chica quem me dera estar tão presente nas tuas publicações como estás nas minhas. Foste uma das amigas que ganhei por aqui e quantas vezes me fazes pensar com os teus contos que englobam tantos conhecimentos da vida. Um beijinho grande e um muito obrigada.
Brown Eyes disse…
João és uma das pessoas que me tem seguido fielmente e de quem muito tenho aprendido. Tenho pena de não poder ler-te logo que publicas mas sabes que tento não perder nada. És um Homem de coragem e eu admiro quem a tem. Tento ser uma mulher corajosa mas não sei se tenho tanta como tu. Admiro-te pela frontalidade, pela personalidade e pela abertura. Infelizmente nem todos conseguimos "Saber Estar" mas para ti é um dom natural. Beijinho e obrigada por toda a atenção que me dás.
Brown Eyes disse…
Marcia obrigada. Já nos conhecemos numa fase minha em que estou pouco presente mas tento seguir todas as publicações do Estante do Croché pela utilidade delas e pela simplicidade com que são apresentadas. Croché é uma das minhas paixões, agora ando a fazer uma renda para uma toalha, que levarei algum tempo a terminar porque o tempo voa. Espero continuar a merecer a tua companhia. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Fê amiga, ainda me lembro de uma das primeiras publicações que li no teu blog, um produto para a queda do cabelo. Há quanto tempo foi isso? O título do blog, "Só te peço 5 minutos", foi a primeira coisa que me chamou a atenção, afinal bastam 5 minutos para ouvir alguém, bastam 5 minutos da nossa atenção para fazer alguém feliz e nós quantas vezes, nesta vida de corrida intensa, não perdemos um minuto com quem só queria até um abraço. Isto para dizer que o título do teu blog fez-me pensar, fez-me ficar e fez-me olhar mais para os outros. Tenho que te agradecer o facto de teres ajudado a que abrisse os olhos e teres-me dado tanto miminho. Tens-me mimado muito, tens estado presente na minha vida, mesmo quando não o imaginas, és aquele exemplo que tentamos seguir. Nunca conseguirei dar tanto como dás mas tentarei esquecer o meu umbigo para pensar nos outros sem perder a amabilidade que te caracteriza. Quem te conhece sabe que não há problema nenhum que te faça esquecer quem amas, primeiro pensas neles e só depois em ti. Amiga quem me dera ter tido alguém como tu a seguir-me desde a infância. Sei que vais compreender o que disse e o que não disse. Tu és uma das pessoas que a blogsfera me trouxe e que nunca esquecerei. Quem sabe um dia nos encontramos por aí? Um beijinho grande
Brown Eyes disse…
Breathtaking Met here very special people and I will never forget Eva Gonçalves, your daughter. I told you several times on her because her intelligence is lacking in the blogosphere. I hope everything will goes well and that is a good reason for his absence. Her arguments were unique. Who knew her knows this is the truth. I will now speak of Mother: is an artist who paints the world of nature with colors of joy. I love this world and everything that concerns you makes me love life more, on your blog I feel at home. I admire your patience, I do not have to be able to take advantage of all the beauty that nature offers us. It is no coincidence that I follow whenever I can. It's not just what we like to follow, follow, also, someone whose qualities squeamish to have. Thanks for the company and for all that you leave in my world. Kisses to both.
Brown Eyes disse…
Puma obrigada. Esperemos que os próximos cinco sejam mais activos.:)
Brown Eyes disse…
Vera obrigada. Não sou de desistir e esquecer a blogsfera seria difícil porque ela é prazer para mim. Sabe-me bem escrever, ler e lidar com pessoas tão diferentes mas que têm tanto que me ensinar. A admiração é mútua. Em ti eu vejo aquilo que nunca fui, uma desportista que não teme desafios. Já fiz desporto(adoro andar de bicicleta, o meu máximo acho que não ultrapassou os 30 quilómetros, patins e equitação) mas as metas eram fáceis de atingir e se surgisse uma dor eu rapidamente dava a volta atrás. Seria impossível eu dispor-me a ir a Santiago de bicicleta ou até a pé. Não tenho força suficiente para tal e jamais sacrificaria o meu corpo, não gosto da dor e essas decisões doem. As tuas metas são para mim inatingíveis e por isso a admiração cresce. Voltando à blogsfera acho que quem nos segue merece respeito e carinho. Não sabemos se amanhã estaremos vivas e só nesse caso deixaria os amigos que aqui conheci sem uma palavra de carinho. Beijinhos e obrigada por tudo.
Maria do Sol disse…
Tenho que confessar que este blogue é bastante interessante...senão nem o seguia nem comentava!
Um abraço GRANDE que te ajude a manter por aqui.
Brown Eyes disse…
Guinevere gostaria de poder fazer-te mais companhia mas o tempo voa. Quando era mais nova parecia-me que o tempo se multiplicava e agora desaparece-me entre os dedos. Hoje dou muita importância às pessoas e por isso sinto mais a falta do tempo. Ele não me chega para ouvir todos e isso deixa-me um vazio. Conheci-te na Fábrica, lembraste? Outro dia passei por lá e fiquei triste porque está parada, desde Maio se não me engano. A saudade é uma constante da vida, há que aprender a viver com isso mas eu ainda não me habituei. Beijinhos e obrigada pelo carinho.
Brown Eyes disse…
Mar Arável sempre que ter um minutinho passarei por lá. Sempre pensei que uma vida era pouco para viver e cada vez tenho mais certeza disso. Quando partir deixarei muito por fazer e a blogsfera é uma parte da minha vida que me dá imenso prazer, pelos conhecimentos que me traz e pelas companhias que tem trazido à minha vida. Um Beijinho de agradecimento.
Brown Eyes disse…
Irene tem-me sido impossível acompanhar-te porque és uma das pessoas que mais produz na blogsfera. Os blogs e os posts são muitos e por vezes tenho que estar ausente mais do que uma semana. É essencial para mim responder a todos os comentários que tenho, não imaginaria os meus blogs sem as respostas aos comentários de quem me lê, e isso leva tempo. Quando dou conta são horas de ir dormir porque no dia seguinte às 8 horas já estou a trabalhar e se não dormir o suficiente não funciono. Quando saio do trabalho é de noite, fazer as tarefas domesticas....num ápice chega novamente a hora de deitar. Quanto a que alguém avisar se nos acontecer alguma coisa, comigo também será difícil porque a minha cara metade não consegue disponibilidade para isso. Tem demasiadas coisas a seu cargo e dar aulas cansa. Não quer nem saber a palavra passe para entrar. Já tentei dar-lha mas...Desisti. Obrigada pela tua companhia já de uns anitos, não é? Continuarei a seguir-te mesmo com alguns intervalos com pena minha. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Maria do Sol obrigada. Hoje tinha planeado fazer umas visitinhas nos blogs que sigo, alguns com muito atraso mas são quase 23 horas e amanhã é dia de trabalho. Mais uma vez vou ter que adiar e isso acontece muitas vezes. Confesso que já visitei sem comentar, fico insatisfeita mas há alturas que não posso fazer mais. Quantas vezes me apetece compartir um sentimento, um pensamento ou uma opinião e o tempo passa sem que o consiga. Passa a oportunidade e acaba por cair no esquecimento. Este blog é feito com a ajuda dos meus seguidores, sem eles faltar-lhe-ia a alma que procuro agarrar o mais que posso. Uma verdade é criada por várias opiniões, só a minha, não nos levaria a uma conclusão. Obrigada pelo apoio, pela companhia e pelo carinho. Beijinho Grande para ti também.
Manuela Freitas disse…
Parabéns ao Brown, que tem mantido sempre coerência, abordando sempre assuntos importantes e não superficialidades, por isso sempre teve seguidores fieis.
Confesso que cheguei a determinada altura que me cansei e outros desígnios foram-me solicitando, acontece até que é à tua página que sempre volto e vou comentando, quase uma excepção, porque sempre encontrei muita afinidade com a tua forma de pensar e assim vou continuar a vir aqui!
Beijinhos querida amiga!
Fê blue bird disse…
Um beijinho emocionado minha querida amiga.
Sim, temos que nos conhecer pessoalmente, nem que seja só por 5 minutos :)


beijinho grande
Manuel Luis disse…
A única coisa que temos é mesmo o tempo e custa-nos muito caro devido a sociedade de consumo, a esta pressa de viver.
Parabéns aos 5 anos do seu precioso tempo.
Cumprimentos
Brown Eyes disse…
Manuela obrigada pelas tuas palavras cheias de sinceridade. Sabes que nós, apesar de não nos conhecermos, somos velhas amigas e que eu, mesmo não te visitando como gostaria, ando sempre atrasada, não me esqueço de ti. Tudo que é feito com alma sobrevive sempre. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Fê exactamente, nem que seja por 5 minutos. Um beijinho grande para ti Amiga.
Brown Eyes disse…
Manuel a única coisa que temos é a vida e é o tempo que nos impede de a vivermos. Tempo que perdemos porque a sociedade de consumo nos agarra a tal ponto que nos submetemos a obrigações que, a maior parte das vezes, nada nos dizem. Para alguém que ama a liberdade o consumo fica do lado oposto, há que decidir mas essa decisão torna-se impossível quando somos taxados até por respirar. Obrigado pela visita.
★MaRiBeL★ disse…
░░░░░░░████████░░░░░░░░█████████░░░░░░
░░░░░██▓▓▓▓▓▓▒▓▓██░░▓█▓▓▓▓▒░▒▒▓▓██░░░░
░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░▓▓███▓▓▓▓▓▒▒▒░░▒▓▓█▒░░
░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░░▓▓█░░
░▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██▓██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░░▓▓█░
░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░▒▓█▒
░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░█░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░░▓██
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░█░█░░▒▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░▒█░██░░▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓██
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░▒█░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▓█░
▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▓█░
░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▒░
░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░
░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░░
░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓░░░
░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓████████▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░
░░░░▓█▓▓▓▓▓▓▓▓██▒▒▓▒▒▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓█▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░
░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░░
░░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░░░
░░░░░░░░░░█▓▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░░░██▓▓▓▓▓██░░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░░░░▒█▓▓██░░░░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░░░░░░▓█░░░░░░░░░░░░░░░░░░
Feliz Semana... ★MaRiBeL★
Sena do Aragão disse…
Parabéns Flor!
Cinco anos se passaram, muita coisa mudou na web e blogosfera.
Com o surgimento de novas redes sociais as pessoas tem encontrado uma nova forma de "tentar blogar". Mas a essência não é a mesma.
Prefiro as velhas manias, porque de uma forma ou outra se renovam e sem perder a identidade.
Tenho postado pouco (muito pouco), mas ainda tenho lido blogs. Principalmente os pessoais. Estes mais me agradam. Desanimo um pouco quando tento acessar e descubro que alguns blogs se foram. Fico feliz por que muitos ainda existem.
Fico feliz por seu blog ainda existir! Feliz por seu carisma e recados deixados!
Um forte abraço e beijos de um leitor que te estima muito.
Sena do Aragão
AC disse…
Mary,
Quando encontro, no meu caminho - a verticalidade, a honradez, a dignidade - sinto sempre um grande calor interior. E tu és uma dessas pessoas, Mary.
Parabéns por estes cinco anos, parabéns pela pessoa que és.

Beijo :)
Brown Eyes disse…
Maribel obrigada. Bom fim de Semana. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Olá Sena, é um prazer ter-te por aqui, já tinha saudades! Obrigado pela companhia que me tens feito ao longo dos anos e por, apesar de publicares pouco, continuares presente. Um beijinho
Brown Eyes disse…
AC obrigada. Obrigada pela companhia, pelo carinho, pela tua presença. Eu luto para ser eu, é assim que sou feliz e não saberia ser de outra maneira. Beijinho Grande.
mz disse…
Mary, primeiro quero dar-te os parabéns pelo 5º aniversário que neste mundo da blogoesfera é muito tempo. PArabéns!

É verdade Mary, o tempo é valioso e cabe a cada um de nós usá-lo de forma a que nos seja mais benéfico. Longe vai o tempo em que todas as semanas davas a tua opinião num post sobre um tema que te suscitasse interesse e cá estavamos nós a comentar.Concordando ou discordando, mas sempre nos respeitando sem a pretenção de
usar os blogues de uns ou de outros para servirem de alavanca ao nosso próprio umbigo.


Tal como tu também eu vejo blogues a desaparecerem ou a fecharem, outros porque não se reveêm na tipologia dos que restam ou porque já não têm paciência de nos lerem. É assim a vida, ninguém é obrigado a nada, tudo passa por uma filtragem ou por uma escolha.

Eu continuo nas minhas pequenas crónicas sempre que tiver inspiração tentando não poluir a blogo e fiel ao meu estilo.

Tenho pena de não te manifestares aqui com mais assiduidade, mas a vida que temos pela frente muda-nos os hábitos e o dia só tem 24horas.Conta sempre comigo aqui sempre que voltares. Espero que sejas feliz!

Um grande abraço com saudades.
Bjnhs
Brown Eyes disse…
MZ tenho tantas saudades desse tempo! Tantos temas que deixo por abordar, tantas ideias que vou deixando morrer sem as poder transmitir. Tenho saudades da fabrica e foi com pena que me apercebi que estava também parada. Foi lá que conheci formas diferentes de pensar e de abordar os temas que nos eram impostos. Pena que um projecto de sucesso tenha acabado ou parado. Mz nós já nos conhecemos há algum tempo e apesar de não me poder dividir, infelizmente vou espreitando as pessoas que tocam e tocaram o meu coração. Sabes que tudo que faço e me dedico tem que ser pedido pelo meu coração e a blogsfera, que é o mesmo que dizer as pessoas que sigo, não me saem do coração. Adoro escrever e ler mas felizmente adoro muitas mais coisas e aí está o problema, é que o dia tem mesmo só 24 horas e roubar tempo ao sono é-me impossível. Não funciono sem dormir. Tenho saudades de pegar numa foto e inventar uma história, saudades de colocar aqui a minha opinião sobre temas controversos, saudades de homenagear os homens e mulheres que em minha opinião de destacaram, saudades de fazer comentários nos vossos blogues e regressar para ler as respostas, saudades de estar sempre presente. Isto faz-me crescer, satisfaz-me e enche-me, faz-me feliz. Sou feliz MZ, apesar de perder muito tempo com obrigações, amo quem me rodeia e mesmo tendo uma vida muito agitada que me leva a percorrer muitos quilómetros semanais, apesar de o nosso futuro ser uma incerteza e de o amanhã nos trazer só roubos, consigo viver feliz. A vida ensinou-me a sê-lo, ensinou-me a pular cada obstáculo e cada revolta. Há dias que as noticias são tão, mas tão revoltantes que me dá vontade de explodir mas, quando dou conta o meu pensamento já está nas nuvens, onde eu gosto de viver. Lá é tudo à minha medida , que é o mesmo que dizer que é tudo perfeito. Sou peixes e um peixe vive mesmo no mundo da lua o que facilita nesta altura. Quero agradecer-te pelo teu carinho e companhia. Beijinho Grande
Briseis disse…
Escreveste um texto muito comovente e verdadeiro, querida Mary... e eu estou incluída naqueles que deixaram o blog em lume brando... Mas recuso vir escrever só porque sim. Espero que em breve o hábito regresse. Entretanto, aqui fica um PARABÉNS um bocadinho atrasado pelo aniversário!
Brown Eyes disse…
Briseis mas tu deixaste-o por um bom motivo. Tenho saudades tuas mas fico muito feliz por tu estares feliz e com uma visão diferente da vida. Beijinhos
Parabéns a esse cãozinho
atraente e amoroso!

Beijo para ele,

Maria luísa
Brown Eyes disse…
Maria Luisa Obrigada. Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

A droga da fama

Ao longo da minha vida fui tirando conclusões que vou comparando com os acontecimentos do dia a dia. Muito cedo descobri que ser famoso, ser conhecido, ou até mesmo ter a infelicidade de dar nas vistas, mesmo sem nada fazer para e por isso, era prejudicial, despertava inveja e esta, por sua vez, tecia as mais incríveis teias. Todos, algum dia, foram vítimas de um boato. Todos descobrimos a dificuldade em o desfazer, em detectar a sua origem mas, todos, sabemos qual o seu objectivo: ceifar alguém. Porque surge ? Alguém está com medo, medo de que alguém, que considera superior, se o visse igual ou inferior não se sentiria barricado, lhe possa, de alguma maneira, fazer sombra. Como a frontalidade é apanágio apenas de alguns e porque, a maior parte das vezes, tudo não passa de imaginação, não se podendo interpelar ninguém com base nela, não havendo indícios de nada apenas inveja parte-se, de imediato, para o boato. Assim, tendo como culpado ninguém, porque é sempre alguém que ouviu

Carnaval de Vermes

Vermes, quem são? Aqueles que jogam sujo, aqueles que não medem meios para chegarem a um fim, aqueles que prejudicam deliberadamente, aqueles a quem eu afogaria à nascença e sou contra à justiça feita pelas próprias mãos mas, afogava-os, com todo o prazer.  Não merecem viver,  muito menos relacionarem-se com gente. Vocês acham que sou condescendente só porque o verme é vizinho, conhecido, amigo ou familiar? Não. É verme e  como tal não lhe permito sequer que respire o mesmo ar que eu.  Se todos pensam assim? Não. Há quem pense que temos que aceitar certo tipo de vermes, que há vermes especiais,  os   do mesmo sangue, porque fica bem haver harmonia no lar ou até porque … sei lá porquê, não interessa.   Não sei? Não será porque têm medo de serem avaliados negativamente, pela sociedade, se houver um verme na família, se tomarem uma decisão radical para com esse verme? Se for filho têm medo que o seu papel como progenitores seja posto em causa, que isso demonstre que falharam, que  

Surpreendida com rosas

Um dia, há uns anos largos, anos cinzentos, daqueles em que tudo se encrespa, entra pelo meu gabinete uma florista, que eu conhecia de vista, com um ramo enorme de rosas vermelhas e uma caixa com um laçarote dourado. Ela: Mary Brown? São para si. Eu: Sim, mas,… deve, deve haver aí um engano. Não faço anos hoje, nem conheço ninguém capaz de me fazer tal surpresa. Ela: Não há não. Ligaram-me, deram-me o seu nome, local de trabalho, pediram-me que lhe trouxesse este ramos de flores, que lhe comprasse esta prenda e que não dissesse quem lhe fazia esta surpresa. Aliás, acrescentaram, ainda, que a Mary nem o conhece mas, ele conhece-a a si. Eu: O quê? Está a brincar comigo, não? Não, não posso aceitar. Fiquei tão surpreendida que nem sabia como agir, aliás, eu estava a gaguejar e, acreditem, não sou gaga. Ela: Como? Eu: Não posso aceitar. Não gosto muito de ser presenteada, prefiro presentear, muito menos por alguém que não conheço. Imagine!  Era só o que me faltava. Obrigada mas não