Avançar para o conteúdo principal

A Eleita

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia demonstrou que os mentirosos têm mais substância branca que cinzenta,  no lóbulo frontal do cérebro.
Estes podem classificar-se por compulsivos (acreditam nas próprias mentiras), piedosos (mentem para saírem de uma situação incomoda),  de aparência (mentem para serem quem sabem não ser).
Em 1883, o italiano Carlo Collodi apresentou  o Pinóquio ao mundo transmitindo, através dele, o quanto a mentira prejudica o próprio, quem o ama e quem circula à sua volta mas, nada se modificou,  a mentira continuou a ser utilizada.
Ninguém duvida que quem mente por sistema sofre de uma doença mental, tem problemas psicológicos, precisa de tratamento. Já todos descobrimos que as pessoas insatisfeitas com a vida mentem mais, para se preservarem, para conseguirem auto-estima, para se enaltecerem acabando por rebaixarem aqueles que as rodeiam.
Há várias técnicas para se descobrir a mentira mas, nem assim, ela deixa de ser utilizada. O mentiroso julga que é mais esperto, que vive num mundo de atrasados mentais mas, como diz o ditado, "é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo", basta darmo-nos a esse trabalho e observarmos a sua expressão facial e corporal. Como descobrir uma mentira? É um  vídeo que nos dá excelentes tópicos para descobrirmos embusteiros, mentirosos e traidores. 
Para Immanuel Kant, um dos filósofos que se debruçou sobre o tema, a verdade deve prevalecer sempre, mesmo quando as consequências são  péssimas, mesmo estando em causa a própria vida ou a de alguém que se ama. No entanto,  Benjamim Constant já a admitia para salvar alguém da morte. Platão  dizia que ela era uma virtude, utilizada por um governante para bem do povo e Nicolau Maquiavel referia-a como uma função de estado,  um governante tem o direito de utilizar qualquer meio para alcançar um fim. Assim se foi instalando a mentira na política. Eles já nem se dão ao trabalho de explicar porque não cumprem ou cumpriram as promessas que fizeram, durante a campanha eleitoral, promessas que os elegeram. Tentam convencerem-nos que serão limpos, honestos, justos e que tudo farão para melhorar a vida do povo. Não se inibem em depreciar os parceiros.Quem acredita em alguém que se acha melhor que todos? Quem, afinal, acredita num político? Porque votamos, porque lhes damos poder?  
Haverá  melhor lugar, do que a política,  para um mentiroso exercer a sua vocação? Não. Aí ela é aceite, nós aceitamo-la,  desculpamo-la,  esquecemo-nos, até,  que os prejudicados somos nós. 
Os vencedores das eleições alteram mas, ela continua a governar: A mentira.
Brown Eyes

Comentários

Briseis disse…
Cada vez é mais difícil encontrar verdade nos dias que correm... até a cara da colega de trabalho vem cheia de base e corrector de olheiras! Mas já Herodes perguntava "e o que é a verdade?"... É muito difícil, uma verdadeira dor de cabeça, pensar nisso... Vale mais ir aceitando, fazendo de conta que não nos apercebemos...
Brown Eyes disse…
Briseis ahahah Essa da base e do corrector de olheiras é de mestre. Servem sem dúvida para camuflar a verdade. Beijinhos
Ok, Brown Eyes
Beijinhos




Desculpa, mas não entendi, aliás fiquei mesmo pasma.
É muito triste, mas é verdade amiga.
Beijinhos.Tudo bem consigo?
Desejo que sim.
Um bj
Brown Eyes disse…
Ná beijinho para ti e bom fim de semana
Brown Eyes disse…
Irene tudo bem. Quanto podemos correr vamos andando.:)
Vivian disse…
Olá,Brown!

Pra mim a verdade é fundamental!
Mas infelizmente a maioria não pensa assim...principalmente os políticos...a cara de pau é tanta, que como você mesma dissseste no texto, eles nem se dão ao trabalho de explicar porque não fizeram o que prometeram!
Beijos pra ti!!
Bom final de semana!
Brown Eyes disse…
Vivian e o pior é que as pessoas até acham as mentiras deles normais e nada cobram. Beijinhos
Bom fim de semana para ti também
Fê blue bird disse…
Amiga:
A mentira já está tão banalizada e aceite que o problema é descobrir quem fala verdade.
Um dia destes questionei-me, porque será que as pessoas competentes e honestas não governam os países, a resposta é óbvia, não mentem, não usam subterfúgios para esconder os erros e são incorruptíveis.
O resultado é este caos mundial.

beijinhos querida e bom fim de semana
By Me disse…
Não sei viver de outra forma que não seja pela verdade, faz-me dormir sossegada e andar de consciência lavada...Mas isso que apontas no texto é uma grande verdade, já aceitamos muito resignados as mentiras de quem governa...os primeiros a dar o mau exemplo...e a mentira surge todos os dias pela casa dentro com todo o ar de verdade... uma verdade altamente poluída e enxovalhada ...Beijinho verdadeiro:)
mz disse…
O próprio "Pinóquio" é fruto de uma mentira, pois tudo o que é ficção não tem ponta de verdade.

Deixo-te esta frase muito conhecida;
"É mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa Grande Mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez."

Bjs
Anónimo disse…
Há mentirosos compulsivos e aqueles que mentem por táctica. Creio que é neste grupo que se integram os políticos.
I'm back!
Brown Eyes disse…
FÊ e pior que tudo é que a sociedade ainda as penaliza, ainda as põe de lado. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Pedras poucos há que podem dizer o mesmo e por isso há tanta gente a passar noites em branco.:)
Beijinhos
Brown Eyes disse…
MZ a ficção pode-nos ajudar a compreender a realidade e a verdade, essa era a pretensão do Pinóquio mas falhou. Esqueceram a moral da história.
Essa não conhecia. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Carlos eu acho que muitos são compulsivos, acreditam nas mentiras que pregam. Passam a verdades para eles.
Beijinhos
João Roque disse…
Pior que mentir é "não saber mentir", pois revela também imbecilidade e estupidez, pecados muito mais graves do que a própria mentira.
Brown Eyes disse…
ahahah pinguim dessa não estava eu à espera. Para se saber mentir tem que se ser actor, representar na vida e eu, francamente, imbecil e estúpida não sei. :)Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

A droga da fama

Ao longo da minha vida fui tirando conclusões que vou comparando com os acontecimentos do dia a dia. Muito cedo descobri que ser famoso, ser conhecido, ou até mesmo ter a infelicidade de dar nas vistas, mesmo sem nada fazer para e por isso, era prejudicial, despertava inveja e esta, por sua vez, tecia as mais incríveis teias. Todos, algum dia, foram vítimas de um boato. Todos descobrimos a dificuldade em o desfazer, em detectar a sua origem mas, todos, sabemos qual o seu objectivo: ceifar alguém. Porque surge ? Alguém está com medo, medo de que alguém, que considera superior, se o visse igual ou inferior não se sentiria barricado, lhe possa, de alguma maneira, fazer sombra. Como a frontalidade é apanágio apenas de alguns e porque, a maior parte das vezes, tudo não passa de imaginação, não se podendo interpelar ninguém com base nela, não havendo indícios de nada apenas inveja parte-se, de imediato, para o boato. Assim, tendo como culpado ninguém, porque é sempre alguém que ouviu

Carnaval de Vermes

Vermes, quem são? Aqueles que jogam sujo, aqueles que não medem meios para chegarem a um fim, aqueles que prejudicam deliberadamente, aqueles a quem eu afogaria à nascença e sou contra à justiça feita pelas próprias mãos mas, afogava-os, com todo o prazer.  Não merecem viver,  muito menos relacionarem-se com gente. Vocês acham que sou condescendente só porque o verme é vizinho, conhecido, amigo ou familiar? Não. É verme e  como tal não lhe permito sequer que respire o mesmo ar que eu.  Se todos pensam assim? Não. Há quem pense que temos que aceitar certo tipo de vermes, que há vermes especiais,  os   do mesmo sangue, porque fica bem haver harmonia no lar ou até porque … sei lá porquê, não interessa.   Não sei? Não será porque têm medo de serem avaliados negativamente, pela sociedade, se houver um verme na família, se tomarem uma decisão radical para com esse verme? Se for filho têm medo que o seu papel como progenitores seja posto em causa, que isso demonstre que falharam, que  

Surpreendida com rosas

Um dia, há uns anos largos, anos cinzentos, daqueles em que tudo se encrespa, entra pelo meu gabinete uma florista, que eu conhecia de vista, com um ramo enorme de rosas vermelhas e uma caixa com um laçarote dourado. Ela: Mary Brown? São para si. Eu: Sim, mas,… deve, deve haver aí um engano. Não faço anos hoje, nem conheço ninguém capaz de me fazer tal surpresa. Ela: Não há não. Ligaram-me, deram-me o seu nome, local de trabalho, pediram-me que lhe trouxesse este ramos de flores, que lhe comprasse esta prenda e que não dissesse quem lhe fazia esta surpresa. Aliás, acrescentaram, ainda, que a Mary nem o conhece mas, ele conhece-a a si. Eu: O quê? Está a brincar comigo, não? Não, não posso aceitar. Fiquei tão surpreendida que nem sabia como agir, aliás, eu estava a gaguejar e, acreditem, não sou gaga. Ela: Como? Eu: Não posso aceitar. Não gosto muito de ser presenteada, prefiro presentear, muito menos por alguém que não conheço. Imagine!  Era só o que me faltava. Obrigada mas não